Exercícios sobre texto dissertativo - argumentativo
A DISSERTAÇÃO
Dissertar
é expor seus pontos de vista a respeito de um determinado assunto. Além disso,
é discutir, analisar e apresentar argumentos que justifiquem uma opinião e
convençam o interlocutor a respeito de seu posicionamento, ou seja, dissertar
é analisar uma situação de maneira
crítica, questionando não só a realidade, como sua própria opinião.
São objetivos da dissertação:
Ø Convencer alguém de que determinado ponto de vista é,
de certa forma, inquestionável;
Ø Informar ou explicar um assunto de forma até mesmo
didática;
Ø Discutir uma questão, conferindo-lhe, até mesmo um tom
polêmico de debate, levando o receptor a se posicionar diante do problema.
Partes
de um texto dissertativo
1.
A
Introdução
Ao iniciar sua reflexão
sobre o tema proposto, faça a seguinte pergunta: POR QUÊ? Procure uma resposta para essa questão, tente se lembrar
de tudo que você já leu, ouviu ou discutiu sobre o assunto. Tente formular duas
ou mais vertentes para sua discussão (argumentos). São as respostas que você obteve para a sua
pergunta.
Uma vez que você já tenha o
tema e seus argumentos, pode começar a redigir sua dissertação. Não se esqueça
de que a dissertação é composta de três partes distintas: introdução, argumentação e conclusão. Portanto, é hora de pensar na introdução. Uma maneira
segura de montá-la, é repetir o tema com suas palavras e acrescentar os
argumentos que serão dispostos no desenvolvimento da redação. Lembre-se de que
na introdução os argumentos são apenas mencionados.
2.
A Argumentação
Os próximos parágrafos serão
reservados para o desenvolvimento da argumentação — normalmente, um parágrafo
para cada argumento, que agora aparece sob a forma de tópico frasal. Não se esqueça de que os parágrafos devem ser
relacionados entre si e obedecer a uma sequência lógica.
3. A
Conclusão
Constitui-se de um único
parágrafo. Normalmente deve iniciar com uma frase que remeta ao que foi dito
nos parágrafos anteriores, depois, uma
reafirmação do tema proposto, e finalmente, fazer um breve comentário,
uma observação ou proposta de solução para os problemas discutidos.
EXEMPLOS
COMENTADOS
Tema: O
mundo moderno caminha para sua própria destruição.
Pergunta:
Por quê?
Respostas:
-
Por causa dos inúmeros conflitos internacionais.
- Por causa do
desequilíbrio ecológico provocado pelo homem moderno.
Introdução:
Apesar de inúmeras mudanças e avanços, muita
gente ainda alimenta uma perspectiva bastante pessimista em relação ao futuro
da humanidade. Se hoje, com o fim da Guerra Fria, não há mais o perigo iminente
de uma catástrofe nuclear, os conflitos
étnicos, religiosos e sociais e o desequilíbrio ecológico são ameaças sérias à
sobrevivência da raça humana.
Argumentação:
Depois
de superar conflitos e ameaças de ordem global, hoje a humanidade se depara com
a pulverização de conflitos regionais. As questões étnicas e religiosas, principalmente,
além de produzir matanças
desnecessárias, acabam com a força de trabalho e com a estruturação de
qualquer sociedade. Escolas, hospitais, saneamento, produção, tudo sofre com a
guerra. O resultado é a falência econômica, social e o aumento da fome e da
miséria em todos os sentidos.
Outra
ameaça constante é o desequilíbrio ecológico, também provocado pelo homem,
ironicamente, com a intenção declarada de promover o desenvolvimento. Desmatamentos
desordenados, emissão de gases e produtos tóxicos no meio-ambiente contribuem
para, de certa forma, piorar a nossa qualidade de vida. Acidentes como o de Chernobyl, na Ucrânia, e
Minamata, no Japão, servem como
verdadeiros alertas para a situação.
Conclusão:
Em virtude de fatos,
como os acima mencionados, parece que a
humanidade caminha firmemente para sua destruição. É claro, que se forem
tomadas medidas sérias e efetivas para conter essas forças, o quadro poderá ser
revertido. Mas para isso é necessário que as grandes potências – responsáveis,
em grande parte, pela disseminação dos conflitos e pela exploração desordenada
do meio-ambiente – canalizem mais recursos para promover o desenvolvimento e
eliminação das diferenças sociais que se espalham cada vez mais em todos os
continentes. Só assim haverá perspectivas
de construir um mundo melhor para as próximas gerações.
(BP)
Exercícios
TEXTO 1
MOMENTO DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL
Adolescentes e mesmo crianças praticam, atualmente, infrações bárbaras, deixando-nos perplexos e
estarrecidos pela crueldade e malvadez que os caracterizam. A diminuição da
faixa etária dos criminosos violentos é um dado real que merece uma acurada
reflexão.
Agindo isoladamente ou em grupos comandados por maiores, nossas crianças
e nossos jovens estão demonstrando uma insensibilidade assustadora e um
desapego incompreensível pela vida alheia e até pela própria, pois se colocam
frente ao crime de forma aberta, inconsequente, mostrando um destemor
irracional.
Assusta a prática de violência e de crueldade absolutamente desmotivada,
desprovida de qualquer sentido, mesmo dentro da óptica do delinquente, pois,
após imobilizar a vítima e se apossar os bens, provoca-lhe um mal físico
desnecessário, uma vez que seu objetivo já foi atingindo.
Com tais características, a criminalidade infanto-juvenil está a merecer
reflexões que extrapolam os limites da questão jurídica e das soluções
legislativas de natureza meramente repressiva para situar-se num campo mais
amplo e diversificado que possibilite uma análise global do problema.
Para situar a questão dentro de parâmetros consentâneos com a realidade,
é imprescindível que a sociedade, especialmente as elites, coloque-os como
partícipe da angustiante situação e não como mera espectadora ou vítima.
Na verdade, a sociedade, de um modo geral, preocupa-se com os menores
porque eles estão assaltando. Estivessem quietos, amargando calados e inertes
suas carências e misérias, continuariam esquecidos e excluídos.
Nossas crianças estão crescendo abandonadas, desnutridas, sem afeto, sem
teto, sem saúde, sem educação, explorada e convivendo diuturnamente com a violência.
Embora tardia, chegou a hora de fazermos algo mais do que clamar por punição.
Embora tardia, chegou a hora de fazermos algo mais do que clamar por punição.
(autor desconhecido)
Exercícios
1) Qual o tema abordado no texto?
2) Observando os conceitos já trabalhados em aulas anteriores, este texto é um texto dissertativo ou argumentativo? Justifique:
3) Explique a expressão: “[...] merece uma acurada reflexão.”
4) Por que, segundo o texto, os jovens e crianças estão demonstrando um
“desapego incompreensível pela vida alheia e até pela própria”?
5) O texto afirma que a criminalidade infanto-juvenil merece reflexões que
ultrapassem os limites jurídicos e de natureza meramente repressiva. O que isso
significa?
6) O texto traz uma crítica severa em relação à sociedade. Qual é essa
crítica. Você concorda? Por quê?
7) Desenvolva uma pequena reflexão, posicionando-se acerca da diminuição
da idade penal. Reflita sobre esse assunto e fundamente sua opinião por meio de
fatos e argumentos. (mínimo 15 linhas)
TEXTO 2
Outra vez, o terror arranha nossos olhos. Como é de seu feitio, cai
sobre inocentes, de surpresa e à toa, para que voltemos a nos lembrar dele. De
fato, sinto-me provocada a dar atenção a ele e a tentar compreendê-lo – do
ponto de vista não político, mas humano.
Na sua expressão política, o terror está sempre amparado por uma razão
ideológica ou religiosa. Razões supremas e sobre-humanas, pensa-se (a lei da
natureza, a lei da história, a lei de Deus), e que, por isso mesmo,
justificariam todo o mal decorrente de sua efetivação.
Mas, na vida cotidiana, nada legitima o terror, além da vontade e do
interesse dos seus agentes. Guardadas as devidas medidas e proporções, são
também atos de terrorismo aqueles que invadem as cenas cotidianas: da violência
doméstica à “guerra civil” que vem se instalando em algumas cidades brasileiras
e cujas primeiras manifestações já eram os “arrastões” realizados nas praias
cariocas, nos anos de 1980.
Seja na esfera da vida política, seja na vida privada, o ato de terror
visa submeter os outros homens à vontade do agente. Sempre através de uma
violência que não se anuncia, potencializada pelas armas e com o poder de
exterminar sem dar direito à defesa.
Em nome de que um homem pratica o terror? O que o autoriza? Qual o seu
propósito? Penso que o terror tenha sua origem na arrogância, nesse ato de
tomar só para si o poder de julgar os outros, de dar aos outros o que se pensa
que merecem, recompensa ou castigo, a vida ou a morte, de decidir por eles,
especialmente sobre o seu destino.
A razão de ser do terror é a arrogância. Não importa o motivo – se por
ódio, se por amor, se por justiça, se por verdade. O arrogante não faz acordos
nem observa regras. A lei é a sua. A palavra é a sua. O momento é o seu. A
arrogância condenou à morte Jesus, Sócrates, Gandhi. Deu suporte ao nazismo, ao
stalinismo, à inquisição:
sustenta fundamentos políticos e religiosos.
CRITELLI, Dulce. In: Folha Equilíbrio, 1 abr. 2004.
Exercícios
1) Segundo a autora, ela busca compreender o terror, tema discutido no
texto, do ponto de vista humano. No decorrer de sua exposição, ela aponta a
razão de ser do terror, sob esse aspecto. Qual é, segundo ela, essa razão e
como ela se manifesta?
2) Quais as razões que justificam os atos de terror, segundo o texto?
Baseando-se nisso, cite um exemplo de alguma atrocidade cometida que possa ser
justificada pelos fatores indicados no texto.
3) Qual é o objetivo do terror?
4) Explique a expressão: “[...]nada legitima o terror, além da vontade e
do interesse dos seus agentes [...]”.
TEXTO 3
CRIMES E CASTIGO
[...] Eu poderia, é
certo, contra-argumentar. O jovem de 16 pode votar se quiser, enquanto o de 18
ou mais está obrigado a fazê-lo. De todo modo, um garoto de 16 não pode dirigir
veículos, abrir ou fechar negócios e nem candidatar-se à maioria dos cargos
públicos eletivos. [...]
[...] Atendendo a
provocações, volto a comentar o inominável assassinato do casal de namorados
Liana Friedenbach e Felipe Caffé, desta vez sob o aspecto da lei. A tarefa que
me cabe não é das mais agradáveis, pois ao sustentar que não se reduza a
maioridade penal para 16 anos, como muitos agora exigem, estarei de algum modo
defendendo o menor Xampinha, cujos atos estão além de qualquer defesa. O que de
certa forma me tranquiliza é a convicção de que princípios existem para ser
preservados contra exceções. E os crimes de Embuguaçu [...] foram justamente
uma trágica exceção.
[...] O ponto que eu
quero defender, contudo, não é este. Se, ignorando todas as nossas tradições
jurídicas e culturais, fôssemos criar um sistema penal inteiramente novo, eu
não veria grandes problemas em fixar a maioridade aos 16 ou mesmo permitir que
o tribunal determinasse a capacidade jurídica de cada acusado, independente de
sua idade cronológica. [...]
[...] É claro que não
sou um daqueles tarados que colocam a maioridade penal aos 18 anos como um fim
em si mesmo. Não é desprovida de sentido a argumentação dos que defendem a
redução afirmando que, nos dias de hoje, com a intensa circulação de
informações, os jovens amadurecem mais cedo para algumas coisas. Se a lei já
lhes faculta votar aos 16, por que não responder penalmente por seus atos?
Exercícios
1) Qual o assunto discutido no texto?
2) O autor se posiciona contra ou a favor da redução da maioridade penal?
3) De que argumentos o autor se vale para defender seu ponto de vista? No texto, é apresentado um argumento que “defende” a redução da maioridade penal para os 16 anos. Que argumento é esse?
Referências:
_______________________________
Atenção alunos do 3º ano B!
Se vocês tiverem alguma dúvida, deixem
um comentário!
Será q vc pode me mandar as resposta por e-mail profjanete123@gmail.com
ResponderExcluirJa achou a resposta?
ExcluirNão
ExcluirJá achou as respostas??
ExcluirQuero as respostas
ResponderExcluirQuero as respostas
ResponderExcluirMe manda todas as respostas
ResponderExcluirMe manda todas as respostas
ResponderExcluirMe manda as respostas. Por favor.
ResponderExcluirMe manda as respostas por favor
ResponderExcluirAs respostas prfv
ResponderExcluirQual as
ResponderExcluirResposta
Me manda as respostas por favor
ResponderExcluirTem como manda as respostas
ResponderExcluirPor favor me manda as respostas e urgente
ResponderExcluirPor favor manda as respostas
ResponderExcluirOlá!
ResponderExcluirPoderia enviar as repostas para o e-mail ericavieira2015er@gmail.com?
Desde já agradeço.
Quero as respostas! Por favor!
ResponderExcluirPode enviar as respostas pfv
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