O texto teatral assemelha-se ao narrativo quanto às características, uma vez que o mesmo se constitui de fatos, personagens e história (o enredo representado), que sempre ocorre em um determinado lugar, dispostos em uma sequência linear representada pela introdução (ou apresentação), complicação, clímax e desfecho.
A história em si é retratada pelos atores por meio do diálogo, no qual o objetivo maior pauta-se por promover uma efetiva interação com o público expectador, onde razão e emoção se fundem a todo momento, proporcionando prazer e entretenimento.
Pelo fato de o texto teatral ser representado e não contado, ele dispensa a presença do narrador, pois como anteriormente mencionado, os atores assumem um papel de destaque no trabalho realizado por meio de um discurso direto em consonância com outros recursos que tendem a valorizar ainda mais a modalidade em questão, como pausas, mímica, sonoplastia, gestos e outros elementos ligados à postura corporal.
A questão do tempo difere-se daquele constituído pelo narrativo, pois o tempo da ficção, ligado à duração do espetáculo, coincide com o tempo da representação.
Características do texto teatral ou dramático
Características do texto teatral ou dramático
- É escrito para ser representado por atores;
- É organizado por meio de diálogos entre os personagens;
- Contém os elementos básicos da narrativa (fatos, personagens, tempo e lugar), porém dispensa o narrador;
- Exige, durante a encenação, um cenário, música, luz, figurino, maquiagem, gestos, movimentos, etc.;
- Apresenta rubricas que são escritas com letras de tipo diferente. Elas indicam como as personagens devem falar (rubrica de interpretação) e como devem se movimentar (rubrica de movimento);
- Apresenta um conflito, elemento da história que se opõe a outro, criando uma tensão que organiza os fatos narrados, e, consequentemente, prende a atenção do leitor ou da plateia.
- Identifica o nome da personagem antes de sua fala;
- O nível de linguagem é adequado à personagem e ao contexto (nível social e cultural);
- Quando a peça teatral é longa, ela costuma ser divida em partes, que são chamados atos.
Fonte: Equipe Brasil Escola
Atenção: Esse filme é resultado de um texto teatral. Assistam!
- O Auto da Compadecida é um filme brasileiro de comédia e drama lançado em 1999. Dirigido por Guel Arraes e com roteiro de Adriana Falcão, o filme é baseado no romance homônimo de 1955 de Ariano ...Wikipédia
- Data de lançamento: 10 de setembro de 2000 (mundial)
- Duração: 104 minutos
- Idioma: Língua portuguesa
- Gêneros: Comédia cinematográfica, Filme de aventura
Uma boa opção é a leitura na íntegra dessa grande obra
Nenhum comentário:
Postar um comentário